Saiba o que está em causa
para o Alojamento Local
Medidas "Mais Habitação" do Governo:
conheça os riscos que corre o Alojamento Local em Portugal.
No site "NÃO MATEM O AL" desenvolvido pela ALEP- Associação do Alojamento Local em Portugal, encontrará toda a informação disponível sobre as propostas do Governo, a consulta pública, prazos, destaque para as iniciativas do setor, bem como as principais notícias que têm saído nos Media.
O programa"Mais Habitação", Lei n.º 56/2023 foi publicado no dia 6 de outubro, em Diário da República e entrou em vigor no dia seguinte, i.e, dia 7 de outubro.
"MAIS HABITAÇÃO" E ALOJAMENTO LOCAL
Foi aprovado a 22 de setembro o pacote "Mais Habitação" com as seguintes 9 medidas contra o AL:
1. CRIAÇÃO DE UM TRIBUTO ADICIONAL: CEAL, A "TAXA MEDINA"
2. NECESSIDADE DE APROVAÇÃO PRÉVIA POR UNANIMIDADE DO CONDOMÍNIO PARA INSTALAR UM NOVO AL
3. POSSIBILIDADE DOS CONDOMÍNIOS ENCERRAREM UM AL SEM NENHUM MOTIVO CONCRETO
4. FIM DA VALIDADE DOS REGISTOS EM 2030, SEM GARANTIA DE RENOVAÇÃO
5. PROIBIÇÃO DE REGISTOS DE NOVOS ALS EM PRÉDIOS HABITACIONAIS EM QUASE TODO O LITORAL
6. NOVOS REGISTOS DE AL PASSAM A TER APENAS 5 ANOS DE VALIDADE
7. INTRANSMISSIBILIDADE: TITULARES IMPEDIDOS DE TRANSMITIR REGISTOS DE AL OU VENDER 1% DA EMPRESA
8. AGRAVAMENTO DO IMI PARA O ALOJAMENTO LOCAL
9. JUNTAS DE FREGUESIA GANHAM O PODER DE FISCALIZAR E PEDIR O ENCERRAMENTO DE UM ALOJAMENTO LOCAL
COMUNICADO ALEP
VETO PRESIDENCIAL DO "MAIS HABITAÇÃO"
Pode consultar o comunicado do Presidente da República aqui
Caros Associados,
Caros Colegas do AL,
A ALEP recebe o veto do Presidente da República ao pacote legislativo “Mais Habitação” com um misto de esperança e satisfação pelo reconhecimento de todo o trabalho de defesa do setor nesta guerra difícil, nada justa e que está para durar.
O sentimento de satisfação, mesmo que parcial, é ainda maior por ser o resultado de um esforço coletivo, no qual a ALEP, como representante do setor teve a responsabilidade de coordenar, mas que só foi possível graças ao envolvimento de milhares de pessoas e entidades ligadas ao setor. Cada doação, cada testemunho cada presença em ações foi fundamental para sensibilizar a sociedade e o próprio Presidente da República.
Mas, deixo um agradecimento especial a um conjunto de pessoas que, neste momento decisivo colocaram os interesse coletivos à frente dos interesses individuais. Refiro-me não só a direção e equipa da ALEP, mas também aos nossos assessores, fundamentais neste processo, e aos incansáveis líderes de comunidades e grupos do AL com quem em conjunto, através do Conselho Consultivo, temos desenvolvido um trabalho coordenado de defesa do AL que, independentemente do resultado final, é por si só uma conquista do setor.
PARECERES JURÍDICOS
Conheça os vários pareceres jurídicos solicitados pela ALEP a propósito das medidas previstas para o Alojamento Local no pacote "Mais Habitação", Proposta de Lei n.º 71/XV/1.ª.
Faça o “download” dos pareces, clicando nas imagens.
A VERDADE VEIO AO DE CIMA: ESTE GOVERNO QUER MESMO ACABAR COM O ALOJAMENTO LOCAL.
CONFERÊNCIA 27 JUNHO
"Turismo sem Alojamento Local. Que futuro?"
O evento teve o propósito de apresentar em primeira mão as conclusões do Estudo “Avaliação do Impacto do Alojamento Local”, realizado pela NOVA SBE, com vista a disponibilizar dados reais e objetivos sobre o peso do Alojamento Local e trazer uma nova perspetiva sobre o futuro do Turismo em Portugal.
Num segundo Painel foi debatido o Alojamento Local numa perspetiva europeia, com a presença dos eurodeputados convidados, Cláudia Monteiro de Aguiar e Nuno Melo, Ricardo Valente, Vereador da Câmara Municipal do Porto, bem como a Secretária-Geral da European Home Association, Viktorija Molnar.
ESTUDO NOVA SBE | IMPACTO DO ALOJAMENTO LOCAL EM PORTUGAL
A ausência de dados sobre o Alojamento Local (AL) em Portugal tem sido um dos problemas críticos deste debate.
Esta lacuna foi colmatada e já há respostas bastante importantes, com a apresentação, no dia 27 junho, do resultado dos estudos preliminares da NOVA SBE que mostram, por exemplo, que:
. Peso do AL nas dormidas turísticas é de 40%.
. Turistas que se hospedaram em AL terão gasto mais de 8 mil milhões de euros na economia portuguesa
. Turistas recebidos por ALs criam mais de 110 mil empregos na Economia Portuguesa
Consulte o estudo, assista à gravação da conferência e conheça os dados objetivos e reais do peso e impacto do AL em Portugal.
CAMPANHA
CAMPANHA NACIONAL
O setor do AL lançou uma campanha esta semana para “chamar a atenção e sensibilizar a opinião pública para o impacto devastador das medidas do Governo.
A campanha inclui outdoors em Lisboa, Porto e Algarve, além de spots na Rádio Comercial e TSF.
PRECISAMOS DE SI
CROWDFUNDING
Vamos precisar de todos os recursos e meios nesta luta para salvar o Alojamento Local em Portugal. Esta é uma iniciativa de profissionais do setor para ajudar a ALEP a angariar recursos para a batalha contra estas medidas do Governo.
CAMPANHA
"O AL TEM ROSTO"
No dia 6 julho, enquanto decorreu a discussão na especialidade do 'Mais Habitação', os deputados não puderam ignorar o cartaz afixado à porta da AR.O cartaz contém mais de 200 fotografias de profissionais do AL, que não hesitaram em dar a cara na defesa da sua atividade.
A ALEP REJEITA LIMINARMENTE AS MEDIDAS DO PACOTE "MAIS HABITAÇÃO" QUE MATAM O ALOJAMENTO LOCAL E APRESENTA 3 ALTERNATIVAS
Audição da ALEP no Parlamento
A direção da ALEP - Associação do Alojamento Local em Portugal foi ouvida a 23.03 no Parlamento pelo Grupo de Trabalho para debater a Habitação.
A ALEP apresentou a sua posição sobre as medidas do Governo que vão matar o AL, as propostas alternativas e esclareceu as questões colocadas pelos deputados presentes, desmistificando alguns dos preconceitos sobre o AL.
A cegueira ideológica deste Governo vai matar o Alojamento Local.
42% DAS DORMIDAS VÃO DESAPARECER NO CURTO PRAZO
VÃO SER PERDIDOS MAIS DE 60 MIL POSTOS DE TRABALHO
O TURISMO REPRESENTA UMA RECEITA DE +18.000M€ E O GOVERNO QUER CORTAR GRANDE PARTE DESTA RECEITA
DESTAQUES MEDIA: CONSULTE MAIS NOTÍCIAS AQUI
Em entrevista à RTP3, Eduardo Miranda, presidente da ALEP garante que a ALEP garante que vai fazer tudo o que estiver ao alcance para tentar travar o diploma "Mais Habitação".
Veja aqui
Associação de Alojamento Local de Portugal ameaça recorrer aos tribunais caso o PS reconfirme o pacote Mais Habitação. ALEP alerta para o abuso da maioria absoluta e desrespeito pela vontade pública..
Leia aqui
"O negócio do alojamento local está em risco?"
".O alojamento local tem sido uma das áreas mais prósperas do estratégico o setor do turismo, mas enfrenta agora importantes desafios. Entrevista a Eduardo Miranda, presidente da Associação do Alojamento Local
Veja aqui
"ALEP diz que veto impede "medidas desastrosas"
A ALEP reiterou que "destruir o alojamento local em nada resolve o problema da habitação" e sublinhou "a importância vital da voz coletiva em defesa dos interesses de um setor" que representa 40% das dormidas turísticas e 3,8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional."
Leia aqui
DESTAQUES MEDIA: CONSULTE MAIS NOTÍCIAS AQUI
Associação de Alojamento Local de Portugal ameaça recorrer aos tribunais caso o PS reconfirme o pacote Mais Habitação. ALEP alerta para o abuso da maioria absoluta e desrespeito pela vontade pública..
Leia aqui
"ALEP diz que veto impede "medidas desastrosas"
A ALEP reiterou que "destruir o alojamento local em nada resolve o problema da habitação" e sublinhou "a importância vital da voz coletiva em defesa dos interesses de um setor" que representa 40% das dormidas turísticas e 3,8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional."
Leia aqui
Nuno Trigo, diretor da ALEP considera que o veto do Presidente da República ao pacote “Mais Habitação” só revela que o Executivo está isolado na defesa do diploma.
Veja aqui
"ALEP diz que veto do Presidente da República "é uma mensagem forte"
Em entrevista à CNN, Eduardo Miranda, presidente da ALEP defende que o pacote "Mais Habitação" não é a solução que o país precisa e que o veto de Marcelo veio confirmar o erro do Governo.
Veja aqui
O pacote de medidas Mais Habitação foi aprovado esta quarta-feira, em votação final global, no Parlamento, só com os votos do PS. PAN e Livre abstiveram-se e os restantes partidos votaram contra.
Leia aqui
"Algarve é «das zonas mais afetadas» pelas alterações no AL previstas no “Mais Habitação"
O Alojamento Local representa cerca de 35% das dormidas turísticas no Algarve, região que «será das mais afetadas pelo novo pacote legislativo que o Governo quer aprovar», garante Eduardo Miranda, presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP).
Leia aqui
A proposta de lei final do Mais Habitação vai ser esta quarta-feira votada no parlamento. A maioria socialista garante a provação do programa. Mas não evita críticas e até manifestações.
Veja mais aqui
"Mais Habitação vai gerar inúmeros conflitos jurídicos", alerta Associação de Alojamento Local"
Eduardo Miranda, presidente da ALEP esteve hoje em audição da Comissão de Economia, Obras Públicas, Planeamento e Habitação e defendeu que o programa Mais Habitação vai gerar inúmeros conflitos jurídicos relativamente às disposições sobre a atividade. E também conflitos em sede de direito fiscal, direito geral e direito europeu.
Leia aqui
A campanha, que pretende alertar para o impacto do programa Mais Habitação, inclui outdoors dispostos em Lisboa, Porto e Algarve e conta também com spots na Rádio Comercial e TSF.
Leia aqui
“Aproveite as férias em família. Sem AL serão as últimas."
Sector do Alojamento Local lança campanha de sensibilização com outdoors e spots de rádio financiadas por crowdfunding de pequenos proprietários que vão ficar sem rendimento caso as regras do Mais Habitação avancem na votação final.
Leia aqui
“(...) regras "desproporcionais e imorais" vão destruir turismo e inovação. E alerta para leis que contradizem regulamento europeu em preparação. Alojamento Local entregou petição para travar pacote."”
Leia aqui
“Ao abrigo da lei nacional, nas zonas de contenção, os pequenos proprietários vão ser penalizados significativamente."
Em entrevista à SIC Notícias, Eduardo Miranda comenta as medidas desastrosas do pacote "Mais Habitação" que não só não resolvem o problema da habitação, como matam uma parte importante do Turismo.
Veja a entrevista aqui
© Copyrights by ALEP- Associação do Alojamento Local em Portugal. All Rights Reserved.