DESTAQUES
Saiba o que está em causa
para o Alojamento Local
Medidas "Mais Habitação" do Governo:
conheça os riscos que corre o Alojamento Local em Portugal.
No site "NÃO MATEM O AL" desenvolvido pela ALEP- Associação do Alojamento Local em Portugal, encontrará toda a informação disponível sobre as propostas do Governo, a consulta pública, prazos, destaque para as iniciativas do setor, bem como as principais notícias que têm saído nos Media.
30 MARÇO, 12 H
MOBILIZAÇÃO NACIONAL PELO AL
LISBOA - PRAÇA DO MUNICÍPIO
PORTO -MERCADO DO BOLHÃO
SETÚBAL- FORTE DO ALBARQUEL
FARO - LARGO DA SÉ
Um setor que contribui com mais de 40% do alojamento do turismo nacional merece um tratamento diferente. O sucesso do turismo nacional e da economia do país está a ser colocado em causa e não podemos compactuar com estas medidas irresponsáveis.
Matar o Alojamento Local é matar o nosso Turismo e isso não pode acontecer.
NÃO MATEM O AL
A ALEP considera que o Governo quer acabar com o Alojamento Local
Só assim se compreende o conjunto de medidas apresentadas, nomeadamente, o fim dos atuais registos em 2030, as reavaliações de cinco em cinco anos, bem como a aplicação de uma taxa extraordinária e o poder dado aos condomínios.
Todas estas medidas irão criar não só uma enorme incerteza perante o investimento como torná-lo inviável.
A ALEP também não entende a causa desta perseguição do Governo ao AL já que este setor é o menor dos problemas do Executivo no que toca à habitação.
Mais uma vez o AL é usado como bode expiatório.
Quando em Portugal existem 723.000 imóveis vazios, não serão, com toda a certeza os 100.000 alojamentos do AL, na sua grande maioria fora dos centros urbanos, que prejudicam a habitação.
A ALEP REJEITA LIMINARMENTE AS MEDIDAS DO PACOTE "MAIS HABITAÇÃO" QUE MATAM O ALOJAMENTO LOCAL E APRESENTA 3 ALTERNATIVAS
Audição da ALEP no Parlamento
A direção da ALEP - Associação do Alojamento Local em Portugal foi ouvida a 23.03 no Parlamento pelo Grupo de Trabalho para debater a Habitação.
A ALEP apresentou a sua posição sobre as medidas do Governo que vão matar o AL, as propostas alternativas e esclareceu as questões colocadas pelos deputados presentes, desmistificando alguns dos preconceitos sobre o AL.
A verdade veio ao de cima: este Governo quer mesmo acabar com o
Alojamento Local
A cegueira ideológica deste Governo vai matar o Alojamento Local.
42% DAS DORMIDAS VÃO DESAPARECER NO CURTO PRAZO
VÃO SER PERDIDOS MAIS DE 60 MIL POSTOS DE TRABALHO
O TURISMO REPRESENTA UMA RECEITA DE +18.000M€ E O GOVERNO QUER CORTAR GRANDE PARTE DESTA RECEITA
DESTAQUES
Empresários do alojamento local estão em protesto no Porto, Lisboa e Faro contra as medidas aprovadas pelo Governo do programa "Mais Habitação".
Veja aqui
MAIS HABITAÇÃO: “ESTE PACOTE NÃO RESOLVE NADA E MATA O EMPREGO DE 50 MIL FAMÍLIAS”
Eduardo Miranda, presidente da ALEP - Associação do Alojamento Local em Portugal deixou várias críticas ao pacote Mais Habitação, lembrando que vai acabar com o negócio de 50 mil famílias.
Assista à entrevista aqui
Na missiva enviada, com carácter de urgência, para a Comissão Europeia, os eurodeputados solicitam uma resposta da Comissão sobre se as medidas acima mencionadas não “violam o princípio da liberdade de prestação de serviços presentes nos artigos 56.º a 62.º” dos Tratados da União “e os princípios estabelecidos no artigo 16 º da Directiva 2006/123/CE” da directiva de serviços “de não-discriminação, proporcionalidade e necessidade”.
Leia aqui
Câmara Municipal de Braga manifestou a sua solidariedade à ALEP pelo "momento incerto e angustioso criado pelo Governo ao sector".
No encontro que manteve, no âmbito da Bolsa de Turismo de Lisboa, com Eduardo Miranda, presidente da ALEP, António Barroso, manifestou ainda a “relevância que o alojamento local teve e tem em Braga para uma maior oferta de alojamento, alojamento de qualidade, para a reabilitação urbana e toda a relevância que tem na dinâmica turística de Braga e de Portugal”.
Leia aqui
Eduardo Miranda destacou que nos últimos dias a associação manteve diversas reuniões em Bruxelas com organismos e entidades europeias, com a assessoria jurídica da European Holiday Home Association (EHHA) e com eurodeputados, nomeadamente com o eurodeputado Nuno Melo e com o gabinete da eurodeputada Cláudia Monteiro de Aguiar (PSD), que coordena o grupo de Trabalho do Turismo.
"O que ficou claro nas reuniões todas é que as medidas realmente criam situações cegas e desproporcionais que vão entrar em choque com a legislação europeia."
Leia aqui
Sol: O Governo quer acabar com o Alojamento Local
Para o presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal, o Executivo procura “um bode expiatório que pode custar quase metade do turismo”. Com suspensões cegas por todo o país, taxas que inviabilizam a atividade, vizinhos em guerra com AL incentivados pela lei, será o pior caso europeu. Se isto avançar, entra já em choque com a legislação europeia e vai na direção oposta do que a Comissão quer com a nova Regulamentação do Short-Term-Rental.
Leia aqui
Resposta da ALEP às declarações do Secretário de Estado do Turismo na SIC Notícias
a 05/03
A ALEP - Associação do Alojamento Local em Portugal criticou, este domingo, as medidas para a Habitação apresentadas pelo Governo, ecoadas pelas palavras do secretário de Estado do Turismo no mesmo dia. "De facto, este Governo quer matar o AL e não tendo coragem política para o fazer já, e diretamente, está a fazê-lo por mãos alheias, criando desta forma um ambiente de terrorismo nos condomínios", disparou a associação, em resposta, discordando das palavras do governante.
Leia aqui
Expresso: ALEP estuda eventuais inconstitucionalidades de medidas do Governo
"Da forma como vemos que tudo foi preparado, um bocado em cima do joelho e irresponsável, suscita-nos dúvidas que existam ali inconstitucionalidades", disse Nuno Trigo, da Associação do Alojamento Local em Portugal
Leia aqui
RTP1: Manifestação "Mobilização Nacional pelo AL"
Manifestação "Mobilização Nacional pelo AL" em destaque no telejornal da RTP.
O presidente da Associação do Alojamento Local em Portugal (ALEP), entidade que também se associou ao protesto, afirmou que ao tomar estas medidas o Governo “não mata só o alojamento local, mas também o turismo e pessoas que vivem desta atividade”.
Veja aqui
Observador: Contra- Corrente Especial AL
Nuno Trigo, diretor da ALEP - Associação do Alojamento Local em Portugal participou hoje no "Contra- Corrente" na Rádio Observador onde comentou as recentes medidas propostas pelo Governo no programa Mais Habitação.
Ouça aqui
* (nova data)
Até 24 março: Consulta Pública "Mais Habitação"
A Consulta Pública sobre as medidas do Governo "Mais Habitação" decorre até 13 de março.
Saiba como participar aqui.
Precisamos do seu testemunho
Aquilo que pedimos é que apresente na primeira pessoa, o impacto que estas propostas do Governo terão na sua vida enquanto titular, gestor de AL ou fornecedor de ser viços.
Saiba mais aqui
Queremos conhecer as suas propostas
A participação nesta consulta pública é essencial não só para demonstrar o desagrado do setor, mas para apresentar alternativas equilibradas de regulação para contrapor às medidas desastrosas apresentadas pelo Governo.
A ALEP está a preparar a sua proposta para a Consulta Pública ao pacote "Mais Habitação", mas quer conhecer as propostas dos associados e do setor. Envie as suas ideias até 16 março aqui
© Copyrights by ALEP- Associação do Alojamento Local em Portugal. All Rights Reserved.